Procure

  NOTICIAS

  Delegado do Ministério da Agricultura profere palestra para acadêmicos
Leia Mais

  Festival Lupaluna desperta interesse das Nações Unidas
Leia Mais

  Para o Brasil aprender a PESCAR
Leia Mais

  Um exemplo para as hidrelétricas
Leia Mais

  Desenvolvimento da pesca no Paraná terá apoio da FAO
Leia Mais

  OAB instala Comissão que examinará questão hídrica do País
Leia Mais

  Opinión: El acuífero Guaraní
Leia Mais

  MT quer mais produção com menos uso da água
Leia Mais


  AGUAS

  O Dia Mundial da Água - Manaus

Manaus vai sediar encontro nacional sobre Água e Saneamento no Brasil

Representantes de órgãos nacionais e internacionais estarão reunidos em Manaus na próxima sexta-feira, 28, para discutir questões sobre água, saneamento, papel dos governos, avanços e desafios do gerenciamento de recursos hídricos na bacia amazônica, entre outros assuntos. O evento Água e Saneamento no Brasil, acontece de 9 às 18 horas, no Hotel Tropical, com o apoio da Prefeitura de Manaus. O prefeito Serafim Corrêa participa da mesa redonda “Água e Saneamento em Manaus” apresentando as ações desenvolvidas pelo município como a melhoria do sistema de abastecimento para levar água para 800 mil pessoas das zonas Norte e Leste e o programa Pró-água.

O evento vai reunir instituições governamentais formuladoras de políticas públicas, usuários da água e representantes da sociedade civil que discutirão sobre o saneamento no País e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no saneamento ambiental brasileiro. Será também a oportunidade de troca de experiências sobre o tema. À noite, às 20 horas, haverá a programação cultural, no Teatro Amazonas, com a apresentação da Orquestra Filarmônica do Amazonas.

Entre os temas a serem mostrados estão uma síntese das ações desenvolvidas no Dia Mundial da Água do ano passado, que será apresentada pelo diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek. Outro é “O saneamento Ambiental Brasileiro e o Papel dos Governos”, com a apresentação do ministro das Cidades, Márcio Fortes, sobre o PAC do Saneamento. Haverá ainda os painéis “A importância da Água e do Saneamento” e “Experiências em Água e Saneamento”, que terão assuntos variados que vão desde os “Avanços e Desafios do Gerenciamento de Recursos Hídricos na Bacia Amazônica” a “Água e Saneamento na Amazônia no Contexto das Mudanças Climáticas”.

Na oportunidade, o prefeito Serafim Corrêa e a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Valente, apresentarão o programa Pró-água, lei aprovada no ano passado que determina que os empreendimentos multifamiliares acima de 40 famílias possuam Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Essa estação devolve os efluentes ao ambiente com cerca de 80% de tratamento, ajudando na despoluição dos igarapés da cidade. Outro benefício das ETEs é que elas substituem as fossas-filtro, que se mostraram incapazes com o passar dos anos de devolver um esgoto mais saudável ao meio ambiente.

Participam das mesas redondas e painéis Kim Bolduc – representante residente do Sistema ONU no Brasil - José Tubino – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Machado – Agência Nacional de Águas (ANA), Marina Silva – Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marcio Fortes – Ministério das Cidades, Eduardo Braga – Governador do Amazonas, deputado Arlindo Chinaglia – presidente da Câmara Federal, Luciano Zica – Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Adalberto Val – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Jacques de Oliveira Pena – Fundação Banco do Brasil, Jorge Samek – Itaipu Binacional e Nelson Cabral de Carvalho – Petrobras.

 

Barco movido à energia solar

A Prefeitura de Manaus vai apresentar durante o evento “Água e Saneamento no Brasil”, em comemoração ao Dia Mundial da Água, transcorrido no dia 22 de março, o primeiro barco movido à energia solar do País. O barco, construído pela empresa de Manaus Seusei Tecnologias Ambientais Ltda., é um catamarã com autonomia para navegar por 24 horas.

O catamarâ possui dois cascos paralelos e suporta até 500 kg de carga. Só com o projeto, a empresa investiu R$ 60 mil.

 

Voltar


 

Copyright ©2009/2010 JrBorghetti.com.br